Repercutiu

Área destinada à divulgação das repercussões da Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia – Timeline de eventos e outras divulgações científicas:

________ 2022 ________

 

Maio

  • Lançamento dos e-books da coleção “Educação a Distância – Multiletramentos e Linguagens Multimodais” vol 16 (1 e 2), a qual alguns membros do grupo REPERCUTE ajudaram na elaboração do material.  Acesse para ver o material: Vol 16 (1) e Vol 16 (2)

 

 

  • Artigo de Opinião na revista Prosa por Marina Bazzo: Tempos de pandemia: da polarização tecnofilia versus tecnofobia, a uma abordagem efetivamente crítica das TDIC. A autora discute a realidade com a qual os professores precisaram lidar durante esses últimos anos no que diz respeito à apropriação e integração de TDIC nos processos educacionais. Também nos chama atenção para a situação da expansão das plataformas educacionais privadas sob pretexto de ajudar/solucionar questões pedagógicas e de gestão escolar. Por fim, nos lembra da relação formada entre Universidade e plataformas educacionais durante a pandemia do Covid-19, sem que houvesse um debate mais profundo sobre suas implicações ou compromissos, nos convidando a questionar sobre SE e QUE tecnologias queremos filiar ao nosso sistema educacional. Acesse para ler: Revista Prosa (ufsc.br)

Abril

  • Publicação em blog realizada por Éverton de Almeida e Salete Martins: MEC, Governo Federal e a propaganda “Disque 100 – Brasil na Escola”. Neste texto, convidamos os colegas do REPERCUTE, Rede de pesquisa em currículo e Tecnologia, para tecermos alguns comentários sobre uma propaganda veiculada pelo MEC em vários canais de rádio e televisão. A princípio, uma propaganda inocente, mas com uma leitura de imagem um pouco mais de cuidadosa, levantamos algumas questões para o debate. Acesse para ler: https://tonever23.wordpress.com/2022/04/03/mec-governo-federal-e-a-propaganda-disque-100-brasil-na-escola/
  • Publicação em blog realizada por Salete Martins e Éverton de Almeida: As mulheres, as mães e os silenciamentos cotidianos. Salete Martins, colega do grupo REPERCUTE, nos brinda com uma crítica sobre uma situação ocorrida em São Paulo, quando uma mulher, mãe solo, foi impedida de entrar em um bar, por estar acompanhada de seu filho. O tema foi amplificado pelas redes sociais e nós, como educadores populares, trouxemos uma leitura possível para o que aconteceu. Acesse para ler: https://tonever23.wordpress.com/2022/04/15/as-mulheres-as-maes-e-os-silenciamentos-cotidianos/

Março

  • Após ampla discussão REPERCUTE decidiu ingressar no Twitter, para atuar com mais ênfase na divulgação científica e no debate público envolvendo as temáticas de interesse do grupo de pesquisa: https://twitter.com/RepercuteUFSC
  • Defesa de TCC (Graduação) de Laura Grasel Rodrigues, com o trabalho “O desafio da educação na pandemia: como seis professores de Ciências Biológicas na UFSC adaptaram as aulas práticas para o ensino remoto e o que a tecnologia tem a ver com isso”, sendo aprovada e obtendo o título de Bacharel/Licenciada em Ciências Biológicas pelo CCB-UFSC. Trabalho orientado pela Profa. Ma. Klalter Bez Fontana Arndt e Coorientado pela Profa. Ma. Beatriz Pereira

________ 2021 ________

Outubro

  • O trabalho intitulado “Formação docente na pandemia de COVID-19: iniciativas mapeadas nas redes estaduais de ensino brasileiras”, de Daniela Monteiro Will, Roseli Zen Cerny e Marina Bazzo de Espíndola, foi apresentado no GT16 – Educação e Comunicação,
    na 40ª Reunião Nacional da ANPEd, realizada com a UFPA, em outubro de 2021.

 

Novembro

  • Participação dos membros do REPERCUTE no evento WebCurrículo 2021, na PUC-SP: https://repercute.ufsc.br/2021/12/03/repercute-no-webcurriculo-2021/
  • Defesa de Tese de Éverton Vasconcelos de Almeida, com o trabalho “Quando você se torna um educador Google”: integração de tecnologias digitais ao currículo da Educação Básica como estratégia neoliberal, sendo aprovado e obtendo o título de Doutor em Educação pelo PPGE-UFSC. Trabalho orientado pela Profa. Dra. Roseli Zen Cerny. Link para a defesa:  https://youtu.be/pwsONAIziNU

Julho

  • Aprovação do projeto de pesquisa “Integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ao currículo na contemporaneidade” no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH-UFSC).
  • Publicação do artigo “Profusão terminológica na denominação das práticas pedagógicas da Educação Básica durante a pandemia de COVID-19” na Revista Em Rede: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/726

 Março

  • Participação no 7º CPEM – divulgação em breve
  • Certificação do grupo no Diretório de Grupos do CNPq
  • Cadastro do projeto de pesquisa “Integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ao currículo na contemporaneidade” nos Departamentos.

________ 2020 ________

Maio

  • Publicação do artigo “A (não) presença da Educação a Distância nas políticas públicas contemporâneas para a formação inicial de docentes da Educação Básica” na Revista Educação e Políticas em Debate. http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54805
  • Elaboração do projeto de pesquisa “Integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ao currículo na contemporaneidade”.
  • Live – Marina Espíndola – divulgação em breve
  • Live – Rose Cerny – divulgação em breve
  • Entrevista – Rose Cerny – divulgação em breve

Abril