Projetos

2023 – Atual

Projeto de Extensão:

CICLO DE DEBATES: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios

É fruto da parceria de grupos de pesquisa que se dedicam à investigação sobre a integração das tecnologias aos processos educativos. A coordenação geral está sob a responsabilidade do grupo Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologias (Repercute) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT-UFSC), na linha de Mídias e Ensino de Ciências. Os grupos parceiros são: Formação de educadores com suporte em meio digital, da PUC-SP, Learning, Media and social Interactions (LMI) da Universitat de Barcelona, “Informed Collective Activism Regarding Real-Life Problems” da Faculdade de Educação da Universidade de Lisboa, Mídia-Educação e Comunicação Educacional (COMUNIC) e Tema Didático – Tecnologia, Educação e Materiais Didáticos, ambos da UFSC.

Nossa opção pelo título “perturbações e desafios” almeja trazer para a pauta as mudanças ou alterações que afetam profundamente nossa sociedade a partir do desenvolvimento acelerado das tecnologias digitais. Ao mesmo tempo, temos o desejo de desvelar os potenciais destas tecnologias para os processos educacionais.

 
2021 – Atual

Projeto de pesquisa:

Integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ao currículo na contemporaneidade

Descrição: O projeto se propõe a investigar os aspectos relativos à integração de TDIC aos currículos escolares, nos diferentes níveis e modalidades educativas, a partir dos pressupostos da teoria crítica da tecnologia, mídia-educação, technological pedagogical content knowledge (TPACK), tecnologia social. Diante dos atuais contextos sociais contemporâneos em que se disseminam as tecnologias digitais de maneira obstinada, identificar quais e como os recursos digitais têm sido incorporados na prática pedagógica tornou-se uma demanda necessária aos pesquisadores. Metodologicamente o projeto está ancorado nos referenciais da pesquisa qualitativa, da mídia-educação, na Pesquisa Baseada em Design (PBD) e o Design Participativo (DP). O ciclo da pesquisa está organizado em três momentos principais: (1) fase exploratória (anterior e preparatório à entrada em campo); (2) trabalho de campo; (3) análise e tratamento do material empírico e documental. O campo de pesquisa é diverso, abrangendo escolas, universidades e portais educacionais.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação / Mestrado acadêmico / Doutorado.