REPERCUTE – Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
  • Publicado em 01/11/2023 às 12:34 pm
    • Linha de Pesquisa Formulário de Satisfação
      Nossa História Equipe Repercute
       
       

    Bem-vindo(a) à página do REPERCUTE: Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia!

    o grupo de pesquisa REPERCUTE tem como foco central o estudo da relação tecnologia e currículo a partir da Teoria Crítica da Tecnologia (em Andrew Feenberg e Neil Selwyn) e da Mídia Educação (em David Buckingham, Maria Luiza Belloni), buscando levar para os temas do cotidiano da educação básica e da formação de professores – (práticas pedagógicas, avaliação, currículos, políticas educacionais, gestão escolar, trabalho e formação docente) – as problematizações, questionamentos e construção de possibilidades alternativas para a relação educação e tecnologias a partir destes referenciais.

    Desde a expansão dos usos das tecnologias nos contextos educacionais, considerando os usos de tecnologias clássicas e o surgimento de novas tecnologias que emergem a todo tempo na cultura digital, somos levados a reconhecer sua não neutralidade e a ameaça, sempre presente em formas de colonização social por meio de reconfigurações culturais (Feenberg, 2003). A pesquisa educacional tem papel fundamental na análise desta conjuntura, na denúncia das implicações das TDIC no contexto educativo e no anúncio das tecnologias que precisamos e queremos na educação. Consideramos urgente que as universidades e as escolas assumam o debate técnico-pedagógico a partir de uma abordagem sócio-crítica que esteja consciente do ciclo de influências atuais entre a educação e os meios digitais. Precisamos problematizar, analisar e produzir conhecimento sobre como as tecnologias digitais determinam os nossos processos educativos; mas também reivindicar para o campo da educação a responsabilidade de desenhar e criar tecnologias humanizadas a partir dos valores educativos que queremos promover nas nossas salas de aula. Para saber mais sobre a nossa história, clique aqui.


  • Publicado em 01/11/2023 às 12:23 pm


  • #Repercute Divulga: CSET 2025 – Relatório

    Publicado em 09/06/2025 às 5:44 pm

     

    ✨ Com alegria, compartilhamos uma conquista coletiva.

    O Grupo Repercute participou da construção do relatório CSET collective (2025). Critical studies of education and technology … reasons to be hopeful?, em fevereiro de 2025, que agora está disponível para leitura com o compilado de contribuições de demais grupos de pesquisa. Trata-se de um trabalho que reúne vozes, dados e reflexões fundamentais para pensar “Estudos críticos sobre educação e tecnologia… motivos para ter esperança?”

    O Grupo REPECUTE, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promoveu um evento no dia 20 de fevereiro de 2025, intitulado “Estudos críticos de educação e tecnologia: perturbações e desafios que envolvem a EdTech no Brasil”. A palestra contou com a participação da Dra. Daniela Monteiro Will e do Prof. Dr. Nelson Pretto, abordando as implicações das tecnologias digitais na educação brasileira. Este evento integrou o Ciclo de Debates do REPECUTE e o CSET 2025, uma iniciativa global coordenada por Neil Selwyn, que reuniu pesquisadores de diversas regiões para discutir questões críticas sobre a interseção entre educação e tecnologia digital. Nossa colaboração neste documento foi atravessada pelo desejo de construir conhecimento comprometido com a escuta, com os territórios e com os processos que envolvem pessoas reais, suas histórias e contextos narrando as experiências advindas das pesquisas do REPERCUTE.

    📘 Para quem quiser acessar o relatório completo, ele está disponível aqui:👉 CSET collective (2025). Critical studies of education and technology … reasons to be hopeful? 9th June Sewlyn, N. 2025 CSTE

    #GrupoRepercute #RelatórioCSET2025 #PesquisaColaborativa #ProduçãoDeConhecimento #Repercute