-
Publicado em 01/11/2023 às 12:34 pm
Bem-vindo(a) à página do REPERCUTE: Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia!
o grupo de pesquisa REPERCUTE tem como foco central o estudo da relação tecnologia e currículo a partir da Teoria Crítica da Tecnologia (em Andrew Feenberg e Neil Selwyn) e da Mídia Educação (em David Buckingham, Maria Luiza Belloni), buscando levar para os temas do cotidiano da educação básica e da formação de professores – (práticas pedagógicas, avaliação, currículos, políticas educacionais, gestão escolar, trabalho e formação docente) – as problematizações, questionamentos e construção de possibilidades alternativas para a relação educação e tecnologias a partir destes referenciais.
Desde a expansão dos usos das tecnologias nos contextos educacionais, considerando os usos de tecnologias clássicas e o surgimento de novas tecnologias que emergem a todo tempo na cultura digital, somos levados a reconhecer sua não neutralidade e a ameaça, sempre presente em formas de colonização social por meio de reconfigurações culturais (Feenberg, 2003). A pesquisa educacional tem papel fundamental na análise desta conjuntura, na denúncia das implicações das TDIC no contexto educativo e no anúncio das tecnologias que precisamos e queremos na educação. Consideramos urgente que as universidades e as escolas assumam o debate técnico-pedagógico a partir de uma abordagem sócio-crítica que esteja consciente do ciclo de influências atuais entre a educação e os meios digitais. Precisamos problematizar, analisar e produzir conhecimento sobre como as tecnologias digitais determinam os nossos processos educativos; mas também reivindicar para o campo da educação a responsabilidade de desenhar e criar tecnologias humanizadas a partir dos valores educativos que queremos promover nas nossas salas de aula. Para saber mais sobre a nossa história, clique aqui.
-
Publicado em 01/11/2023 às 12:23 pm
-
#REPERCUTIU: Qualificação no Grupo REPERCUTE
Publicado em 26/06/2025 às 11:30 amNa manhã desta quinta-feira, 26 de junho de 2025, o grupo de pesquisa REPERCUTE esteve presente na qualificação do mestrando Marcelo Yutaro, integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC), sob orientação da professora Marina Bazzo Espíndola e Co-orientação do Prof. Dr Éverton Almeida.
O trabalho, intitulado “Docência em Plataformas Digitais: uma análise do trabalho docente de professores de Biologia no YouTube”, analisa criticamente a atuação de professores na produção de vídeo-aulas e outros conteúdos educacionais no YouTube, refletindo sobre os sentidos da docência mediada por tecnologias digitais em contextos não escolares. A pesquisa se insere nos debates contemporâneos sobre a formação docente, neoliberalismo do professor empreendedor de si, as mediações tecnológicas e o trabalho pedagógico para nas plataformas de redes sociais.
Parabenizamos o mestrando por este importante passo em sua trajetória e agradecemos à banca examinadora pelas contribuições rigorosas e sensíveis, que fortalecem a qualidade do trabalho e reafirmam o compromisso coletivo do grupo com uma formação crítica, ética e situada.
On the morning of Thursday, June 26th, 2025, the research group REPERCUTE attended the qualifying examination of master’s student Marcelo Yutaro, a member of the Graduate Program in Scientific and Technological Education (PPGECT/UFSC), under the supervision of Professor Marina Bazzo Espíndola, PhD, co-advised by Prof. Éverton Almeida, PhD.
The thesis, entitled “Teaching on Digital Platforms: An Analysis of Biology Teachers’ Work on YouTube,” critically examines the role of teachers in producing video lectures and other educational content on YouTube. It reflects on the meanings of teaching mediated by digital technologies in non-school contexts. The research engages with contemporary debates on teacher education, the neoliberal model of the self-entrepreneurial teacher, technological mediations, and pedagogical labor within social media platforms.
We congratulate the master’s candidate on this significant milestone in his academic journey and extend our gratitude to the examining committee for their rigorous and thoughtful contributions, which enhance the quality of the work and reaffirm the group’s collective commitment to a critical, ethical, and contextually grounded teacher education.