Projetos em Andamento

2025 – Atual: Soberania Digital em movimento: educações em tempos de Plataformização e Inteligência Artificial
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marina Bazzo de Espíndola – Integrante / Roseli Zen Cerny – Integrante / Nelson Pretto – Coordenador / Everton Vasconcelos de Almeida – Integrante / Grayce Lemos – Integrante / Daniela Erani Monteiro Will – Integrante / Maria Helena Bonilla – Integrante / Rafael de Almeida Evangelista – Integrante / Rita de Cassia Souza Leal – Integrante / Uriel José Castellanos Aguirre – Integrante / Alexandre Garcia Aguado – Integrante / Cleonilton da Silva Souza – Integrante / Daniel de Queiroz Lopes – Integrante / Joseilda Sampaio de Souza – Integrante / Leonardo Lazarte – Integrante / Alfredo Luiz Menezes Portugal Castro – Integrante / Carlos Omar Arancibia – Integrante / Diego Alejandro Díaz Puppato – Integrante / Eduard Aibar – Integrante / Gabriel Cevallos Martínez – Integrante / José Benjamín Lujano Lopez – Integrante / Judith Membrives i Llorens – Integrante / Pier Cesare Rivoltella – Integrante.
2024 – Atual: Implicações do fenômeno digital na educação: políticas, contextos e caminhos de resistências
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar as implicações do fenômeno digital no atual cenário de políticas educacionais e nos contextos concretos da educação. A pesquisa busca identificar alternativas e caminhos de resistência a partir de uma perspectiva crítica, considerando os desafios e as possibilidades que se apresentam com a crescente integração de tecnologias digitais na educação. Para isso, realizaremos um mapeamento detalhado das políticas e programas educacionais que visam a integração de tecnologias digitais, identificando seus objetivos, estratégias e impactos; analisaremos conceitos emergentes como plataformização, dataficação, dataficação, capitalismo de vigilância e IA generativa; mapearemos e analisaremos os desafios e as possibilidades que surgem com a disseminação de sistemas de inteligência artificial e plataformas digitais na educação. O projeto envolve especialmente a proposição de processos formativos alternativos que possibilitem a integração crítica e reflexiva das tecnologias digitais nos currículos e nas práticas pedagógicas, identificando iniciativas que ofereçam alternativas críticas à massificação tecnológica na educação, com foco em autonomia, criatividade e justiça social.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marina Bazzo de Espíndola – Coordenador / Roseli Zen Cerny – Integrante / Everton Vasconcelos de Almeida – Integrante / Tobias Alencastro Silva – Integrante / Edna de Oliveira – Integrante / Francis Pereira-Dias – Integrante / Grayce Lemos – Integrante / Daniela Erani Monteiro Will – Integrante / Ari Renato de Lima Pimente – Integrante / Maria Eduarda Melo – Integrante / Marcelo Yutaro de Souza Lima Nakao – Integrante.
2021 – 2024: Integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ao currículo na contemporaneidade
Descrição: O projeto investiga a integração de TDIC aos currículos escolares em diferentes níveis e modalidades, com base na teoria crítica da tecnologia, mídia-educação e tecnologia social. Metodologia ancorada na Pesquisa Baseada em Design (PBD) e no Design Participativo (DP). Fases: (1) exploratória; (2) campo; (3) análise do material empírico e documental. Campo: escolas, universidades e portais educacionais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1).
Integrantes: Marina Bazzo de Espíndola – Coordenador / Roseli Zen Cerny – Integrante / Daniela Monteiro Will – Integrante / Everton Vasconcelos de Almeida – Integrante / Salete de Aparecida Martins – Integrante / Ari Pimentel – Integrante / Tobias Alencastro Silva – Integrante / Edna de Oliveira – Integrante / Laura Grasel Rodrigues – Integrante.
2021 – 2023: VIDA NA UNIVERSIDADE EM UMA ERA DE RUPTURA, DE COVID-19: SENTIMENTOS, ATITUDES E PREPARO/PRONTIDÃO PARA A PESQUISA/ENSINO/APRENDIZAGEM REMOTA DE DOCENTES E ESTUDANTES NA UFSC
Descrição: Pesquisa de métodos mistos sobre percepções de docentes e estudantes universitários quanto ao preparo e à formação para atuar no contexto do ensino remoto e suas atitudes em uma era de disrupção no ensino superior durante a pandemia de COVID-19. Dados quantitativos analisados via SPSS; qualitativos por análise de conteúdo temática; integração de resultados para meta-inferências. Em consonância com a Resolução CONEP nº 466/2012.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1).
Integrantes: Marina Bazzo de Espíndola – Integrante / Roseli Zen Cerny – Integrante / Daniela Monteiro Will – Integrante / Elisiane Lorenzini – Coordenador / José Luís Guedes dos Santos – Integrante / Alacoque Lorenzini Erdmann – Integrante / Catiele Raquel Schmidt – Integrante / Anthony J. Onwuegbuzie – Integrante.
2018 – 2024: Pesquisa e Desenvolvimento de uma Metodologia de Formação de Professores (Conexão Escola-Mundo)
Descrição: Processo de pesquisa e desenvolvimento, na e com a escola básica, de uma metodologia colaborativa e não hierárquica de formação de professores de ciências no contexto da educação em direitos humanos, sob uma perspectiva hacker. Vinculado ao projeto “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã” (CNPq 22/2016).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2).
Integrantes: Marina Bazzo de Espíndola – Coordenador / André Ary Leonel – Integrante.
2017 – 2023: Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para formação cidadã
Descrição: Universidade e escola juntas na experimentação de um paradigma alternativo de educação para direitos humanos via imersão na cultura digital (perspectiva hacker), com articulação multidisciplinar, nacional e internacional (linhas: escola hacker; cidadania e DH; formação docente; políticas públicas; ferramentas digitais).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marina Bazzo de Espíndola – Integrante / Andrea Brandão Lapa – Coordenador / Vinicius F. C. Ramos – Integrante / Nelson Pretto – Integrante / Fernanda Brandão Lapa – Integrante / Antonio Bartolomé Piña – Integrante / Ingrid Nicola Souto – Integrante / André Ary Leonel – Integrante / Andreson Lopes de Lacerda – Integrante / Isabel Colucci Coelho – Integrante / Mario Pireddu – Integrante / Rafael Perriti Pezzi – Integrante / Karla Brunet – Integrante / Sabrina Severo da Silva – Integrante / Fábio Gomes Goveia – Integrante / Mariona Grané – Integrante / Marco-Antonio Rodríguez – Integrante / Riccardo Valente – Integrante / Lucrezia Crescenzi Lanna – Integrante / Thereza Cristina Bertazzo Silveira Viana – Integrante / Lara Duarte Souto-Maior – Integrante / Carla Cristiane Loureiro – Integrante / Silvia Maria Martins – Integrante / Lisley Canola Treis Teixeira – Integrante / Marivone Piana – Integrante / Marina Guazzelli Soligo – Integrante.
2017 – 2020: Educação na cultura digital — novos modos de aprender e integração das TDIC ao currículo
Descrição: Investigação sobre como ambientes educativos com TDIC favorecem a aprendizagem; integração crítica das TDIC ao currículo; e organização de equipes de desenvolvimento de tecnologia educacional. Fundamentação em Andrew Feenberg e autores do campo da educação e currículo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marina Bazzo de Espíndola – Integrante / Roseli Zen Cerny – Coordenador.
2014 – 2017: Educação e Cultura Digital — formação de professores e entornos educativos inovadores
Descrição: Análise dos processos de desenvolvimento de entornos e recursos inovadores como processos de formação docente. Continuidade de investigações 2011–2013 (integração de TDIC no ensino superior e práticas no EAD).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1).
Integrantes: Marina Bazzo de Espíndola – Coordenador / Maíra Marques de Oliveira – Integrante.
2011 – 2014: Integração de Inovações no Ensino Superior — experiências no ensino de ciências (presencial e a distância)
Descrição: Linha de pesquisa sobre integração de inovações no ensino superior de ciências (semipresencial e EAD): análise qualitativa das experiências de professores (parceria LTC/UFRJ) e acompanhamento de Estágio Supervisionado na licenciatura em Ciências Biológicas EaD/UFSC.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marina Bazzo de Espíndola – Coordenador / Gabriela Nóbrega Reses – Integrante.




