Produções Acadêmicas

 

2025

ESPÍNDOLA, M. B. Imaginarios socio-técnicos de la Escuela del Futuro. Revista Española de Educación Comparada (REEC), n.º 48 (extra 2025), p. 232–253, 2025. https://revistas.uned.es/index.php/REEC/article/view/45399

ESPÍNDOLA, M. B.; CERNY, R. Z.; ALMEIDA, É. V.; OLIVEIRA, E. A. S. de. Transició digital a l’Educació Brasilera: les tecnologies i el control del treball docent. Temps d’Educació, p. 117–131, 2025.

WILL, D. E. M. Plataformas digitais brasileiras como contextos sociotécnicos de autoformação de professores da educação básica: uma análise crítica. [Artigo], 2025.

WILL, D. E. M. As plataformas digitais como contextos de autoformação dos docentes da educação básica sobre tecnologias e educação: uma análise crítica. Projeto de Tese – PPGECT/UFSC, 2025.

PIMENTEL, A. R. de L. – título provisório – Projeto de Tese – PPGECT/UFSC, 2025.

PEREZ, D. G. Divulgação científica por meio das mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem na educação superior. TCC – Graduação em Biologia/UFSC, 2025.

2024

CERNY, R. Z.; WILL, D. E. M.; ALMEIDA, M. E. B. de. Educação híbrida nas legislações das universidades públicas brasileiras. EmRede – Revista de Educação a Distância, v. 11, 2024. https://doi.org/10.53628/emrede.v11i.1078

WILL, D. E. M.; CERNY, R. Z.; ESPÍNDOLA, M. B. A autoformação docente como objeto de pesquisa: estado do conhecimento (2013–2022). Revista Internacional de Formação de Professores, 2024.

WILL, D. E. M.; ESPÍNDOLA, M. B.; CERNY, R. Z.; ERDMANN, A. L.; SCHMIDT, C. R.; et al. Formação e conhecimentos de docentes universitários para a integração de tecnologias digitais no ensino remoto. [Artigo], 2024.

RODRIGUES, L. G.; ESPÍNDOLA, M. B.; CERNY, R. Z. Planejamento pedagógico com Recursos Educacionais Digitais: o que é importante para os professores? Educação, Formação & Tecnologias, v. 12, n. 1, p. 17–33, 2024.

ESPÍNDOLA, M. B.; SANTOS, P. C.; ALMEIDA, M. E. B. de. Connected Education Innovation Program: an analysis in light of the Meaningful Connectivity concept. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 21, p. 11780–11780, 2024.

ESPÍNDOLA, M. B.; SANTOS, P. C.; ALMEIDA, M. E. B. de. Programa de Inovação Educação Conectada: análise à luz da Conectividade Significativa. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 21, p. 11696–11696, 2024.

LEMOS, G.; ESPÍNDOLA, M. B.; TOSATTI, N. C. M. Soberania digital. [Artigo], 2024.

LEMOS, G.; ESPÍNDOLA, M. B. A questão algorítmica. [Artigo], 2024.

ALMEIDA, É. V. Google for Education: uma demanda produzida para a educação pública catarinense. In: Anais do VIII Seminário Internacional Web Currículo, 2024.

2023

CERNY, R. Z.; ALMEIDA, É. V.; ESPÍNDOLA, M. B. O desenvolvimento de tecnologias pela escola como um processo de luta e resistência contra-hegemônica. Sisyphus — Journal of Education, v. 11, n. 3, p. 109–133, 2023. https://doi.org/10.25749/sis.29422

ESPÍNDOLA, M. B.; CERNY, R. Z. Abordagens críticas em tecnologia educativa: questionamentos necessários. Sisyphus — Journal of Education, v. 11, n. 3, p. 6–10, 2023.

ALMEIDA, É. V.; CERNY, R. Z. Integração de TDIC ao Currículo: as perspectivas de tecnologia presentes nos documentos oficiais da política de Santa Catarina. Revista e-Curriculum, v. 21, 2023. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61609

OLIVEIRA, E. A. S. de. Conhecimento Poderoso e Inteligência Artificial (IA): aliando didaticamente tecnologias para educabilidades. Sisyphus — Journal of Education, v. 11, n. 3, p. 31–45, 2023.

ALMEIDA, É. V.; MARGALEF, F. S.; PICH, S. Educação e Plataformas Digitais: formação do sujeito empreendedor na era do capitalismo neoliberal. In: Estratégias biopolíticas do hoje e a produção de sujeitos: interfaces entre tecnologias na educação e na saúde. Pimenta Cultural, 2023.

MUTZ, A. S. da C.; DARSIE, C.; ROCHA, C. M. F.; DIAS, K. S.; BRITES, L. S.; ALMEIDA, É. V. Estratégias biopolíticas do hoje e a produção de sujeitos: interfaces entre tecnologias na educação e na saúde. Pimenta Cultural, 2023.

2022

LORENZINI, E.; GUEDES DOS SANTOS, J. L.; SCHMIDT, C. R.; MONTEIRO WILL, D. E.; et al. University Students’ Readiness and Attitudes to Learn in the Context of Remote Teaching During the COVID-19 Pandemic in Brazil: A Mixed Methods Research Study. International Journal of Multiple Research Approaches, v. 14, n. 3, 2022.

ESPÍNDOLA, M. B.; CERNY, R. Z.; ROCHA, J. M. G.; SOARES NETO, F. F. Creation of Digital Educational Technologies by School Subjects: a process of emancipation. Sisyphus — Journal of Education, v. 10, n. 1, p. 7–21, 2022. https://doi.org/10.25749/sis.25417

PEREIRA-DIAS, F.; ESPÍNDOLA, M. B. Ensino de Bioquímica durante a pandemia: um relato de uso de tecnologias na educação. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 20, n. 1, p. 16–32, 2022. https://doi.org/10.16923/reb.v20i1.986

2021

WILL, D. E. M.; CERNY, R. Z.; ESPÍNDOLA, M. B.; LOTTERMANN, J. Profusão terminológica na denominação das práticas pedagógicas da educação básica durante a pandemia de COVID-19. EmRede – Revista de Educação a Distância, v. 8, n. 1, 2021. https://doi.org/10.53628/emrede.v8i1.726

SANTOS, J. D. A.; ALMEIDA, É. V.; LUCINI, M. O processo de leitura e escrita na alfabetização acadêmica: possibilidades formativas. Veredas – Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 4, n. 8, p. 48–72, 2021.

2020

WILL, D. E. M.; OLIVEIRA, E. A. S. de; CERNY, R. Z. A (não) presença da Educação a Distância nas políticas públicas contemporâneas para a formação inicial de docentes da Educação Básica. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 9, n. 1, p. 121–136, 2020. https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54805

ALMEIDA, É. V. “Quando você se torna um educador Google”: integração de tecnologias digitais ao currículo da Educação Básica como estratégia neoliberal. [Tese de Doutorado – UFSC], 2020.

ALMEIDA, É. V. de. O potencial da Rádio na Escola: formação crítica na voz de estudantes de escola pública. [Dissertação – UFSC].

LOTTERMANN, J. Integração das tecnologias na educação: a tradução das políticas pelo contexto escolar. [Dissertação – UFSC].

2019

OLIVEIRA, E. A. S. de; CERNY, R. Z. Semana acadêmica do curso de pedagogia: memes em prol da infância para criticar o consumismo. Periferia, p. 203–219, 2019.

SANTOS, J. D. A.; ALMEIDA, É. V. Chico Bento e as representações sociais da infância. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 4, e6446–e6446, 2019.

PIMENTEL, A. R. de L. A integração de TDIC na prática pedagógica orientada pela abordagem da pesquisa como princípio educativo: um olhar da mídia-educação. [Dissertação – UFSC].

WILL, D. E. M. Aprendendo a ser professor: relações entre contexto de trabalho e formação inicial. [Dissertação – UFSC].

2018

WILL, D. E. M. Trabalho docente na EaD: perfil e percepções dos professores. EmRede – Revista de Educação a Distância, v. 5, n. 3, p. 571–583, 2018.

WILL, D. E. M. Trabalho docente na EaD. In: Anais CIET: Horizonte, 2018.

SILVA, T. A. Google Classroom, solução ou ameaça? Avaliando riscos na percepção de profissionais dos Núcleos de Tecnologia Educacional da Rede Pública de Educação de Santa Catarina. [Dissertação – UFSC].

2017

ALMEIDA, É. V.; CUNHA, A. A. Especialização na Cultura Digital: uma análise dos núcleos específicos de História, Filosofia, Sociologia e Artes Visuais. In: Formação de Educadores na Cultura Digital: a construção coletiva de uma proposta, 2017.

2015

ALMEIDA, É. V.; COELHO, I. C. Cultura da participação e da convergência na Copa do Mundo FIFA 2014: um estudo a partir de imagens compartilhadas no Twitter. Motrivivência, v. 27, n. 45, p. 138–153, 2015.

ALMEIDA, É. V. O potencial da rádio escola: formação crítica na voz de estudantes de escola pública. [Dissertação – UFSC], 2015.

2010

ESPÍNDOLA, M. B. de. Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior: análise das experiências de professores das áreas de Ciências e da Saúde com o uso da ferramenta Constructore. [Tese de Doutorado – UFRJ], 2010.

2009

CERNY, R. Z. Gestão Pedagógica na Educação a Distância: análise de uma experiência na perspectiva da gestora. [Tese de Doutorado – PUC-SP], 2009.





Translate »