Nossa história
O Repercute surgiu de um desejo iminente na nossa sociedade do século 21: unir as áreas de tecnologias e currículo.
Rose Cerny e Marina Bazzo já eram pesquisadoras na área de educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Percebendo a urgência do assunto, e a necessidade de aprofundamentos teóricos sobre a inserção das tecnologias no currículo de todas as modalidades de ensino, resolveram juntas, criar o grupo.
A relevância do objeto de pesquisa emerge a partir da tensão contemporânea que se estabelece entre o currículo e a cultura digital, seja pelas experiências educativas promovidas pelas TDIC (tecnologias digitais de informação e comunicação), os percursos formativos que se organizam em rede, novos modos de aprender e ensinar, novas práticas pedagógicas e outros processos de formação e autoformação. Além disso, voltamos o olhar para a tecnologia como conteúdo de estudo necessário aos currículos em tempos de cultura digital.
Dessa forma, além das duas líderes, os orientandos de doutorado, mestrado e iniciação científica, passaram a discutir juntos o que significava a nova era da educação, submersa nas novas tecnologias digitais.
O grupo hoje é composto por 17 participantes, cada um desenvolvendo sua pesquisa individual e ajudando nas pesquisas coletivas. Nossa fundamentação está ancorada em estudos da teoria crítica no campo curricular (Henry Giroux, Gimeno Sacristán, Michel Apple, Ivor Goodson), em estudos da Filosofia e Sociologia da Tecnologia (Andrew Feenberg, Álvaro Vieira-Pinto, Neil Selwyn, Henry Jenkins, Martín-Barbero), bem como estudos sobre a relação da tecnologia com a educação (Fantin, Belloni, Rivoltella).
Você pode conhecer um pouco mais sobre nós neste vídeo no Youtube.