01/11/2023 12:34
  • Linha de Pesquisa Formulário de Satisfação
    Nossa História Equipe Repercute
     
     

Bem-vindo(a) à página do REPERCUTE: Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia!

o grupo de pesquisa REPERCUTE tem como foco central o estudo da relação tecnologia e currículo a partir da Teoria Crítica da Tecnologia (em Andrew Feenberg e Neil Selwyn) e da Mídia Educação (em David Buckingham, Maria Luiza Belloni), buscando levar para os temas do cotidiano da educação básica e da formação de professores – (práticas pedagógicas, avaliação, currículos, políticas educacionais, gestão escolar, trabalho e formação docente) – as problematizações, questionamentos e construção de possibilidades alternativas para a relação educação e tecnologias a partir destes referenciais.

Desde a expansão dos usos das tecnologias nos contextos educacionais, considerando os usos de tecnologias clássicas e o surgimento de novas tecnologias que emergem a todo tempo na cultura digital, somos levados a reconhecer sua não neutralidade e a ameaça, sempre presente em formas de colonização social por meio de reconfigurações culturais (Feenberg, 2003). A pesquisa educacional tem papel fundamental na análise desta conjuntura, na denúncia das implicações das TDIC no contexto educativo e no anúncio das tecnologias que precisamos e queremos na educação. Consideramos urgente que as universidades e as escolas assumam o debate técnico-pedagógico a partir de uma abordagem sócio-crítica que esteja consciente do ciclo de influências atuais entre a educação e os meios digitais. Precisamos problematizar, analisar e produzir conhecimento sobre como as tecnologias digitais determinam os nossos processos educativos; mas também reivindicar para o campo da educação a responsabilidade de desenhar e criar tecnologias humanizadas a partir dos valores educativos que queremos promover nas nossas salas de aula. Para saber mais sobre a nossa história, clique aqui.