Publicado: Dossiê Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios

05/02/2026 09:45

É com satisfação que a Rede de Pesquisa em Currículo e Tecnologia (REPERCUTE) anuncia a publicação do Dossiê Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios na revista Perspectiva, periódico científico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Revista Perspectiva [Qualis A1 (2021-2024)], “editada desde 1983, é uma publicação do Centro de Ciências da Educação da UFSC que tem o objetivo de divulgar a produção acadêmica sobre educação, visando aprofundamento teórico e crítico das temáticas e avanços nas discussões sobre as problemáticas no campo educacional e das pesquisas produzidas no Brasil e no exterior” (Informações do site oficial).

O dossiê reúne textos que problematizam as transformações contemporâneas no campo educacional, evidenciando tensões, desafios e possibilidades colocadas pelas tecnologias digitais nos processos de ensino, aprendizagem e produção do conhecimento.

Conforme Espíndola, Oliveira e Almeida (2025, p.4), organizadores do dossiê:

A ideia do dossiê “Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios”partiu dos diálogos e iniciativas desenvolvidas pela Rede de Pesquisa Currículo e Tecnologia (Repercute-UFSC), grupo de pesquisa que tem nas tecnologias um dos temas centrais de discussão, principalmente a partir de um olhar sobre o aspecto contemporâneo da relevância social queelas representam. Uma das ações da Rede foi o projeto de extensão universitária denominado “Ciclo de debates Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios”, que contou a participação de grupos parceiros como o “Formação de educadores com suporte em meio digital” (PUC-SP), “Learning, Media and social Interactions” (LMI-Universitat de Barcelona), “Informed Collective Activism Regarding Real-Life Problems” (Universidade de Lisboa), “Mídia-Educação e Comunicação Educacional” (COMUNIC-UFSC) e “Tema Didático –Tecnologia, Educação e Materiais Didáticos” (UFSC).

Ao longo do projeto foram realizados dez seminários transmitidos ao vivo via internet, com participações nacionais e internacionais, fomentando a ampliação do debate em torno das tecnologias digitais em diferentes contextos, ao mesmo tempo em que problematizava a temática da integração de tecnologias ao currículo na contemporaneidade e identificando os desafios em torno do tema. O ciclo de debates também contou com a participação da comunidade acadêmica, colocando em relação os sujeitos da educação para o estabelecimento de diálogos críticos que buscavam, sem esgotar a temática, confrontar visões hegemônicas, o determinismo tecnológico, as visões otimistas e utilitaristas a respeito da integração de TDIC ao currículo. A partir desses profícuos debates, é que surgiu o interesse de propor o presente dossiê, reunindo pesquisadores que divulgaram suas pesquisas e ideias no referido Ciclo de Debates e que, agora, continuam suas reflexões nos artigos aqui apresentados.

Assim, por meio desse dossiê, esperamos ampliar o debate sobre as interações entre tecnologias e educação a partir de uma perspectiva crítica, buscando problematizar, analisar e produzir conhecimento sobre como as tecnologias digitais determinam os nossos processos educativos, destacando as polissemias e complexidades emergentes desta relação.

Convidamos leitoras e leitores a visitarem a página do dossiê e conhecerem os artigos que compõem esta edição, fortalecendo o debate acadêmico e público sobre educação e cultura digital.

Links de acesso rápido para os textos:

Apresentação: Perturbações e desafios das tecnologias nos processos educativos na contemporaneidade – Marina Bazzo de Espíndola, Edna Araujo dos Santos de Oliveira e Éverton Vasconcelos de Almeida.

Os avanços do capitalismo (digital) no século XXI e a educação – Nelson De Luca Pretto e Cleonilton da Silva Souza.

A plataformização da Educação Pública: a construção de políticas públicas através de redes de atores visíveis e invisíveis – Everton Vasconcelos de Almeida, Djaine Damiati e Tel Amiel

O processo de transformação digital na rede de ensino básico de Santa Catarina: políticas, plataformas, formação e controle do trabalho docente –  Marina Bazzo de Espíndola, Daniela Erani Monteiro Will, Edna Araujo dos Santos de Oliveira e Roseli Zen Cerny.

Cartografia de controvérsias como caminho para análise das políticas curriculares no contexto das redes sociais da internet: estudo de caso da reforma do ensino médio no Brasil –  Priscila Costa Santos e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida.

IA, educação e futuros sociodigitais: além do hype, além do óbvio –  Priscila Gonsales, Marisela Gutierrez Lopez e Carolina Valladares-Celis.

Por uma leitura crítica sobre a ciência nas/com as mídias na formação inicial de professores de ciências biológicas: Desafios percebidos por uma docente universitária –  Rafaela Ferreira dos Santos, Laís Gonçalves Berruezo, Samara Rodrigues de Brito e Taís Rabetti Giannella.

A realidade complexa da tecnologia, o seu impacto na cultura e os seus limites –  Alberto Oscar Cupani e Guilherme Scheid.

Citado no post:
ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de; OLIVEIRA, Edna Araujo dos Santos de; ALMEIDA, Éverton Vasconcelos de. Perturbações e desafios das tecnologias nos processos educativos na contemporaneidade. Perspectiva, v. 43, n. 4, p. 1–8, 9 dez. 2025.





Translate »